Leques japoneses e sua tradição
10-11-2012 22:02
Os tradicionais leques japoneses já fazem parte da cultura japonesa há centenas de anos. Sua origem veio provavelmente da China, porém foi na cultura japonesa que esse acessório realmente se enraizou. Tanto, que podemos vê-lo sempre associado à cultura, decoração e vestimenta japonesa, como as gueixas por exemplo.
No Japão, a utilidade do leque vai muito mais além do que de abanar nos dias quentes. Ele tem um significado artístico, cultural, decorativo e algumas vezes, até religiosa. É um tipo de objeto, que é quase um amuleto de sorte, que acompanha a vida dos japoneses, desde o seu nascimento, em várias etapas da sua vida, até à sua morte.
Há séculos atrás, os leques foram largamente usados pelas jovens da aristocracia japonesa e também em cerimônias religiosas e cerimônias do chá. Também foram usados para acentuar os movimentos de danças no teatro kabuki e Noh. Também é comum ver esses objetos como parte da decoração das casas japonesas, não só como um simples enfeite mas também para expulsar o maus espíritos das residências.
Existe basicamente dois tipos de leques: O Uchiwa e o Ogi, chamado também como Sensu. O estilo Uchiwa tem a superfície plana e rígida, usado basicamente como abanador e muito utilizado em festivais japoneses, os maturis. Já o estilo Ogi, ele é dobrável, o que facilita o transporte, já que pode ser levado facilmente dentro da bolsa.
Ambos os estilos possuem estruturas feitos geralmente de madeira ou bambu e forrados com papel washi ou seda. Os tradicionais são feitos à mão, artesanalmente, onde são impressos ilustrações ou mensagens escritas com algum significado. Hoje em dia, porém, há muitos que são feitos com a base de plástico, para reduzir os gastos, especialmente os que são distribuídos nos festivais ou os que são dados de brinde.
Do nascimento até a morte
No nascimento, os japoneses costumam dar um leque de presente para o recém nascido. Depois é comum a criança ganhar um leque no batizado e também no Shichigosan, uma celebração ao aniversário de 3, 5 e anos. Na hora de trocar alianças, o leque é trocado pelos apaixonados como forma de selar o compromisso.
Na cerimônia de casamento, os noivos também costumam usar o leque como parte da vestimenta. Enquanto a noiva usa um leque geralmente dourado em uma mão, enquanto na outra, segura um leque prata, o noivo, usa um leque branco. Já nos velórios, é usado uma única vez, um leque cinza-esverdeado pelas pessoas presentes.
Os leques japoneses, tem um imenso valor tradicional no país e também tem muitos admiradores no mundo ocidental, que usam este belo acessório como um elemento decorativo em suas casas.