Estações de comboio no Japão usam luzes azuis para evitar suicídios

16-11-2012 23:35

 

Os índices de suicídio são altos no Japão e para tentar reverter um pouco esse quadro, algumas estações de comboio, resolveram usar uma estratégia bastante peculiar. Adotaram uma iluminação fluorescente azul no teto, nas extremidades das plataformas com o intuito de impedir que as pessoas saltem em comboios que se aproximam da plataforma.

Acredita-se que “iluminação azul” tem um efeito calmante e traz tranquilidade às pessoas, de acordo com Mizuki Takahashi, terapeuta do Instituto de Psicologia das Cores do Japão. Segundo o terapeuta, as pessoas com intenção de se suicidar, podem ser influenciadas pela luz azul. Com isso refletirão melhor e os riscos de consumir o ato, serão reduzidos.

A luz Azul já foi colocada em todas as plataformas das 29 estações da linha Yamanote, que circunda o centro de Tóquio. Essa linha vem sendo cenário de alguns casos de suicídios: Em 2006 foram 9 suicídios, em 2007 foram 15 e em 2008 foram 4. Porém em 2009, foram registrados 18 casos de suicídios no Yamanote Line, o dobro de 2006.

 

Outra rota ferroviária que possui um grande índice de suicídios é o da JR Tokyo Oriente. No ano de 2008, houve 68 suicídios em suas plataformas. Já nas rotas da Linha West Japan Railway, no mesmo ano foram 70 suicídios. Nessas linhas também foram colocadas luzes azuis fluorescentes em pontos específicos em algumas estações.

 

Outras linhas que aderiram a ideia, foram a Seibu Railway, a Linha JR East de Tóquio, nas estações Ogikubo e Nishi-Ogikubo a Linha Chuo nas estações de Shinbashi, Shinagawa, Yurakucho, Osaki, a estação de Minami Ward em Yokohama, as estações de Saitama como Kita-Ageo, Okegawa e Kitamoto e as algumas estações da Linha JR Takasaki, como Ogikubo e Nishi-Ogikubo.

 

Suicídios no Japão

De acordo com as estatísticas, cerca de 30 mil japoneses tiram suas próprias vidas todos os anos e o Japão lidera o terceiro lugar em índice de suicídios, logo atrás da Rússia e Hungria. As causas podem vir de longa data, já que na cultura japonesa, o suicídio sempre foi visto como algo honroso e glorificante.

Exemplos disso é o “Harakiri” (enfiar uma espada ou faca no ventre), que aconteciam muito entre os samurais e os KamiKases, que significam “ventos divinos” e se refere aos pilotos treinados para desferir ataques suicidas contra os alvos inimigos), muito comuns na Segunda Guerra Mundial.

O Harakiri e os ataques Kamikase de tempos remotos, fez com que a geração atual herdasse um sentimento de “orgulho” e não “de culpa” em relação ao ato de tirar a sua própria vida. As principais causas nos dias de hoje para as pessoas cometerem suicídio são problemas financeiros, problemas de saúde, depressão relacionada com a rotina de trabalho e problemas familiares.