Como estacionar o autómovel no Japão

04-11-2012 22:30

Como sabemos, o Japão é um dos países com maior densidade habitacional por m², o que faz com que a falta de espaço seja um problema, especialmente nas grandes cidades como Tóquio. Isso obriga, muitas vezes, que os japoneses estacionem seus carros de maneira precária, ou então usando muita criatividade.

Além disso, em Tóquio, pagar um aluguel mensal de um estacionamento particular, pode sair muito caro, pois alguns podem custar mais caro que um apartamento pequeno. Portanto, qualquer mínimo espaço é muito valorizado no Japão.

Mesmo aquelas pessoas afortunadas, que possuem seu próprio estacionamento em suas residências, não estão livres de problemas, já que devido à alta densidade urbana, obriga que o tamanho das garagens sejam cada vez menores.

Isso significa que muitos estacionamentos em Tóquio, não são grandes o suficientes para caber um carro, a menos que os proprietários tenham um carro super compacto. Outro grande problema: E aqueles que tiverem mais de um carro? Algumas soluções foram encontradas para estes casos, como podemos ver nas imagens abaixo:

Opção 1: Plataformas para garagem

Uma solução fácil e comum para solucionar o problema para quem tem 2 carros e espaço para apenas um é usar essas plataformas de dois andares. É muito simples: Basta pressionar um botão que a plataforma sobe e desce, como num passe de mágica.  XD


 

Opção 2: Espremer o carro em um pequeno espaço

Por conseguirem estacionar em garagens estreitas como essas, os japoneses podem ser considerados os pilotos mais precisos para estacionar. Claro, que se tiver um carro ultra compacto, pode ajudar muito nessa façanha. O único problema é como abrir a porta do carro para sair… provavelmente o jeito é sair pela porta traseira do carro.

Opção 3: Parte do carro para fora

As vezes a garagem não é funda o suficiente, o que obriga muitos proprietários de carros deixarem uma parte do mesmo para fora. Quando as garagens possuem portas de ferro, é normalíssimo colocar uma almofada para que a porta não amasse o capô do carro. lol

 

 

Estratégia curiosa:

Este proprietário abaixo tem um problema duplo, já que o seu carro (um BMW) é longo, e também porque a casa em si, é extremamente estreita, assim como a garagem. O único problema é que ele precisa ser bastante cuidadoso na hora de pôr o carro na garagem, pois se fizer um ato falho, seu carro pode cair no córrego que passa atrás da sua casa.